Qual o princípio da tecnologia?
O Sonofocus é um equipamento de lipocavitação focalizada que produz energia ultrassônica focalizada de alta intensidade para tratamentos de gordura localizada e remodelagem corporal não-invasiva. O Sonofocus apresenta frequência de 1,8 MHz e transdutor côncavo que permite a concentração da energia ultrassônica no ponto focal à profundidade controlada (entre 1 a 1,5 centímetros), sendo esta, a profundidade ideal para atingir o tecido adiposo sem riscos ao paciente. O Sonofocus promove o efeito cavitacional. A cavitação é definida como um “fenômeno de formação de bolhas gasosas em um líquido em movimento”. As cavidades ou bolhas que se formam podem ser estáveis ou instáveis: as bolhas estáveis oscilam de tamanho, mas se mantêm íntegras; já as instáveis têm uma alteração brusca de tamanho e implodem com a vibração das ondas ultrassônicas. Esta implosão cavitacional causa uma liberação de energia provocando uma lesão tecidual no local de atuação. Essa lesão causa uma fragmentação celular, levando a destruição celular, a qual posteriormente é removida por células especializadas pró-inflamatórias chamadas macrófagos. A lipocavitação focalizada é capaz de estimular essa destruição dos adipócitos por concentração de alta energia no ponto focal.
Em quais estabelecimentos posso realizar o tratamento?
O tratamento pode ser realizado em qualquer consultório ou clínica médica sem a necessidade de sala de cirurgia e sem anestesia.
Em quais áreas corporais posso realizar o tratamento?
O tratamento pode ser realizado nas regiões corporais: abdome, flancos, glúteos, culote, posterior de coxa, interno de coxa, braços e região subescapular.
O tratamento causa dor?
Os pacientes têm relatado este procedimento como sendo indolor.
Quem pode aplicar o Sonofocus?
O equipamento pode ser operado por médicos, fisioterapeutas e/ou outros profissionais da área de saúde e estética devidamente habilitados.
Quais são os pré-requisitos para o tratamento?
O Sonofocus é indicado para pacientes saudáveis com espessura de tecido subcutâneo de no mínimo 1,5 cm; IMC máximo menor que 29,9 e pacientes que busquem remodelagem corporal. Orienta-se realizar dieta leve duas horas antes e após a sessão e associar atividade física pós-tratamento.
Qual o mecanismo de eliminação fisiológica da gordura?
Estudos apontam que os recursos físicos podem induzir lipólise ou lipoclasia em depósitos de gordura subcutânea aumentando a disponibilidade de lipídeos circulantes e, portanto, fornecer substrato energético para as funções metabólicas (Gonçalves et al., 2009; van der Lugt et al., 2009; Sant’Ana, 2010; Costa et al., 2011). Devido às informações erradas veiculadas por informes publicitários, que uma vez liberados na circulação são “eliminados naturalmente do organismo” induzem ao aumento da expectativa em relação ao resultado. É preciso que, uma vez liberada na circulação, essa energia seja consumida. Quando se trata de mobilização energética é preciso que o paciente seja informado a respeito da influência direta da alimentação e da prática de atividade física nos resultados.
Quais as principais contraindicações?
- Sobre locais com camada adiposa subcutânea menor que 1,5 cm.
- Gestantes ou sobre o útero potencialmente gravídico.
- Dispositivo eletrônico implantado (marcapasso, dispositivo de estimulação cerebral profunda, etc).
- Sobre áreas neoplásicas.
- Sobre a região dos olhos.
- Sobre áreas isquêmicas.
- Sobre epífises ósseas.
- Sobre a área cardíaca.
- Sobre hérnia abdominal ou diástase do músculo reto abdominal.
- Déficit de cicatrização.
- Doenças metabólicas e hepáticas que comprometam o metabolismo das gorduras.
Quais são as recomendações pós-tratamento?
Não há nenhuma manutenção ou período de recuperação após o tratamento com Sonofocus. O paciente pode retornar às suas atividades de rotina imediatamente após a sessão. Recomenda-se uma dieta leve 2 horas após o tratamento, alimentação balenceada e realização de atividades físicas.
Como o Sonofocus destrói os adipócitos se ele usa MHz e não kHz?
O Sonofocus usa frequência alta (MHz) e a curvatura do transdutor para controlar a profundidade da aplicação e garantir a segurança do tratamento. A propagação da energia produzida por equipamentos com transdutor plano e baixas frequências (kHz) é muito profunda, o que aumenta o risco operacional, por isso a necessidade de se fazer a prega tecidual para aplicação.
No Sonofocus, a energia ultrassônica produzida em alta potência é direcionada para o ponto focal localizado aproximadamente 1,3 cm de profundidade provocando cavitação instável, ondas de choque acústicas e aquecimento no ponto focal, o que tende a emulsificar as gorduras e induzir apoptose (morte celular programada – destruição dos adipócitos). A aplicação com o Sonofocus é estacionária e perpendicular a pele sem a necessidade de fazer a prega tecidual, pois a profundidade é controlada sendo limitada ao tecido subcutâneo.
O Sonofocus promove perda de medidas mais significativa que o Heccus?
O Sonofocus apresenta aplicabilidade para gordura localizada com hipótese fisiológica para uma maior eficiência e manutenção do resultado por tempo prolongado. O Heccus é uma plataforma que associa ultrassom com correntes terapêuticas apresentando uma proposta diferente do Sonofocus.
O Heccus também é indicado para o tratamento de gordura localizada, porém, além disso, permite resultados eficazes para tratamento de celulite, pós-operatório, flacidez de pele e flacidez muscular. Estudos clínicos randomizados comparando os dois tratamentos precisam ser desenvolvidos para afirmações conclusivas em relação a comparação de resultados no tratamento de gordura localizada.
Orienta-se o uso do Heccus, assim como o uso da massagem manual, mecânica e/ou vibracional como coadjuvantes ao tratamento com o Sonofocus.